Peritos Médicos Federais tornaram-se alvos de ofensas injustas pela imprensa e pelo INSS.
Nos últimos dias, a ANMP recebeu relatos de vários colegas que foram procurados por jornalistas que, em posse de dados pessoais e sigilosos, pretendiam criar narrativas sobre supostas irregularidades.
Aparentemente, a mídia está tentando fortemente elaborar reportagens para corromper a imagem da categoria perante a opinião pública.
Em razão do recente movimento sanitário, os Peritos Médicos Federais tornaram-se alvos de ofensas injustas pela imprensa e pelo INSS.
Apesar de defender a saúde e a segurança da população mais vulnerável, à Perícia Médica Federal tem sido imputada falsamente a ideia de rebeldia.
Para tentar corroborar essa tese, o INSS tem fornecido dados sigilosos de seus antigos servidores para subsidiar uma narrativa adulterada sobre os fatos recentes.
Mais uma vez, a ANMP ressalta que, quando da resistência ao retorno ao atendimento presencial, apenas imperou a vontade de resguardar a saúde dos segurados e dos Peritos Médicos Federais.
Isso porque, mesmo após 6 meses de fechamento, as Agências da Previdência Social estavam completamente sucateadas e desprovidas de condições sanitárias mínimas.
A tentativa de apontar o suposto erro de alguns para deturpar essa realidade caótica do INSS não corresponde à realidade e deve ser rechaçada.
Ao contrário do que tem sido divulgado, nas agências reinspecionadas e autorizadas, todos os Peritos Médicos Federais tem retornado ao trabalho.
Contudo, deve ser considerado, no cálculo enviesado de “faltantes” feito pela mídia, o numerário de servidores integrantes do grupo de risco e de pais de filhos em idade escolar que permanecerão sob o regime de trabalho remoto, direito esse concedido pelo governo a todos os servidores da União.
Além disso, devem ser descontados igualmente aqueles em gozo de férias e dos demais afastamentos legais.
A ANMP teve e sempre terá compromisso com o desenvolvimento da Carreira e não aceitará, em hipótese alguma, que o suposto equívoco de alguns prevaleça sobre o esforço e o sacrifício de todos.
Também repudiamos o vazamento de sigilos médicos, funcionais e pessoais por parte do INSS e iremos tomar as devidas medidas, pois elas também violam a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor.
Diretoria da ANMP