anmp
No fim da semana passada, o Ministério da Previdência Social veiculou uma nota oficial com informações inverídicas, na qual alega que “após um diagnóstico”, verificaram a melhora “em todos os índices” graças a “mutirões e redistribuição de peritos” e que “oferecem excelentes condições de trabalho aos peritos de São Paulo”.
Ocorre que, a partir de uma simples conferência dos dados fornecidos pelo próprio INSS, a falsa narrativa criada pelos gestores da equipe do Ministro Lupi – Diretor do Departamento da Perícia Médica Federal e Coordenador Regional 1 (SP) – é revelada.
Conforme se verifica da tabela abaixo, construída com números divulgados pela Autarquia, o Tempo Médio de Espera por Atendimento da Perícia Médica (TMEA-PM) aumentou em todo o Brasil, inclusive em São Paulo.
Os dados consolidados nos últimos 2 meses, comparados ao mesmo período de 2022, apontam para a piora dos indicadores nacional e regional, mesmo após a implementação do programa de bônus (PEFPS) e dos chamados mutirões.
Uma conclusão curiosa é a de que, nas localidades em que o Governo tem promovido mais mutirões, houve o maior aumento da fila.
Os motivos desse agravamento da fila, mesmo na vigência de programas de facilitação da concessão, são justamente a péssima gestão realizada pela equipe de Carlos Lupi, a criação de uma demanda artificial impulsionada por promessas de benefícios sem perícia e a redução de agendas diárias disponíveis ao público, para atender promessas políticas em troca de apoio.
A gestão do Ministro Lupi é forjada em falácias e em desinformação explícita. Divulgam notícias e dados inverídicos para a sociedade, para os servidores, para o Poder Judiciário e para si mesmos.
A todo momento assistimos ao Ministro e ao Presidente do INSS adotando versões contrárias sobre o mesmo tema.
Enquanto a gestão desinforma e continua “batendo cabeça”, a sociedade sofre e o orçamento público dá sinais de colapso com os benefícios sem perícia prometidos por Carlos Lupi.
E precisamos lembrar de um detalhe: faltam 63 dias para o Ministro Lupi cumprir a sua eterna promessa de acabar com a fila no INSS.
Mas, de acordo com os dados extraídos da realidade, a fila não para de crescer…
Diretoria da ANMP