ANMP
Apesar de existirem alguns poucos que acusam a ANMP de “alarmismo”, não há como negar a grave realidade por qual passa a Perícia Médica Federal, que, a cada dia, fica mais clara e bate à porta de todos nós.
Em mais um ato de flagrante descaracterização da nossa Carreira que integra o plano para sua futura extinção, o Ministro Lupi nomeou, na data de hoje (15/02), um Técnico do Seguro Social para ocupar o cargo de Coordenador-Geral de Avaliação Médica do Departamento de Perícia Médica Federal.
Em outras palavras, um servidor administrativo, completamente leigo em Medicina, será responsável, a partir de agora, por coordenar e por comandar a avaliação de todos os Peritos Médicos Federais do país.
Com essa nomeação, temos o seguinte retrato atual do Departamento de Perícia Médica Federal: das 7 coordenações, 4 são ocupadas por servidores leigos em Medicina, 3 são ocupadas por Peritos Médicos Federais e 1 está vaga.
Ou seja, o comando e o controle efetivo do Departamento de Perícia Médica Federal já estão nas mãos de servidores administrativos, totalmente desprovidos de conhecimento e capacidade técnica em Medicina e, em especial, em Perícia Médica.
Diante desse cenário, até quando alguns membros da Carreira insistirão em tapar os olhos e os ouvidos e em recusar a aceitar que existe um plano de extermínio da categoria em curso?
Por constituir uma violação direta à legislação que regulamenta o exercício da Medicina no Brasil, a qual proíbe que postos de comando sejam ocupados por profissionais leigos, a ANMP irá promover a respectiva denúncia ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e aos órgãos de controle, de modo a anular essa medida manifestamente irregular e ilegítima do Ministro Lupi.
A categoria não irá aceitar a sua extinção, tampouco o ataque advindo de pouquíssimos chefes médicos, que alimentam o seu egoísmo doentio enquanto assistem e contribuem ativamente para o extermínio da sua própria Carreira.
Por oportuno, a ANMP orienta que nenhum ato praticado pelo atual ocupante do posto de Coordenador-Geral de Avaliação Médica do Departamento de Perícia Médica Federal seja observado por qualquer Perito Médico Federal, visto que há clara violação à legislação em vigor.
Este é o momento de nos mantermos todos unidos para preservarmos a nossa Carreira e o nosso futuro!
Diretoria da ANMP