ANMP APRESENTA NOVA LISTA DE APS APTAS
29/09/2020
ANMP AGRADECE E HOMENAGEIA GESTORES QUE HONRARAM A CATEGORIA
01/10/2020

ANMP SE REÚNE COM MINISTÉRIO DA ECONOMIA, REITERA A DEFESA PERMANENTE DA CATEGORIA E GARANTE A MANUTENÇÃO PLENA DAS CONQUISTAS

30/09/2020

A ANMP relatou ao Secretário Especial Bruno Bianco diversos problemas que tem ocorrido nos últimos dias

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, representada pelo seu Presidente Luiz Argolo e por seu Vice-Presidente Francisco Cardoso, reuniu-se, ontem (29/09), com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, que estava acompanhado do Secretário de Previdência Narlon Gutierre e do Presidente do INSS, Leonardo Rolim.

A ANMP relatou ao Secretário Especial Bruno Bianco diversos problemas que tem ocorrido nos últimos dias relativos à gestão da Perícia Médica Federal, em especial as situações operacionais no Repositório Único Nacional, a destinação de pontos, os problemas no retorno ao atendimento médico-pericial presencial e a ocorrência de ameaças a colegas por parte de servidores que se colocam como “emissários” ou pretensos futuros ocupantes de cargos da gestão da Perícia Médica Federal recém-indicada, devidamente documentadas. Cobramos a manutenção de todos os avanços e diretos obtidos até o momento e cobramos soluções quanto ao decreto que regulamenta a progressão da categoria.

O Secretário Bianco afirmou que não irá admitir nenhum tipo de perseguição, ameaça ou privilégio a qualquer servidor e que, ciente de tais fatos, acionará a Corregedoria do órgão para apurar a conduta de quem der causa a esse tipo de situação. Ele também assegurou que não haverá nenhuma perda de avanço ou conquista da carreira, que manterá o diálogo institucional com a ANMP. Ademais, disse que continua trabalhando para conseguir avançar na aprovação do decreto de regulamentação da progressão da categoria e que está trabalhando para que o trabalho presencial seja retomado o mais breve possível.

A ANMP relatou que também está preocupada com a retomada dos atendimentos sem condições sanitárias, mas que, diante das visíveis melhorias vistas nas vistorias recentes, está plenamente disposta a ouvir o INSS e a poder voltar a caminhar conjuntamente nesse processo. O Presidente do INSS se comprometeu, então, a enviar a lista de agências já vistoriadas pela Autarquia e voltar a manter diálogo com a Associação.

A ANMP se manifestou peremptoriamente contra a tentativa de imposição de um protocolo de teleperícia oriundo do TCU, órgão ilegítimo para determinar a adoção de tal conduta pelo INSS e afirmou aos presentes que não apenas se trata de proposta ilegal, imoral, antiética e impraticável à população carente, como iremos investigar as reais motivações para impor essa diretriz ao INSS, uma vez que o respectivo Tribunal não possui nem sequer legitimidade para dispor sobre essa matéria. Os representantes do Ministério negaram que a proposta de teleperícia fosse movimento deles e que não a apoiavam.

A ANMP avisa a todos que, independentemente de quem seja o gestor, seu compromisso sempre foi e será com a categoria e com a sociedade brasileira, desde a sua fundação. Durante 4 anos, fomos chamados a colaborar com ideias e propostas e, nesse período, conseguimos as maiores conquistas da história da carreira, que igualmente trouxeram enormes benefícios a toda sociedade brasileira, transformando um serviço periférico do INSS em um dos maiores, melhores e mais estratégicos órgãos da União. Para a categoria, conseguimos a independência funcional, técnica, adequação do número de perícias, 4 anos de aumentos salariais, o PRBI-BILD e, recentemente, a melhora da estrutura das agências do INSS, para ser muito breve.

Essas conquistas são nossas. São de todos vocês. Não iremos permitir nenhum retrocesso. Não iremos apoiar nenhuma gestão que venha para ser fantoche de administrativos ou que queira flertar com uma volta ao passado com gestores do INSS mandando na perícia médica. Não iremos permitir a volta dos privilégios a grupos de colegas, perseguições, ameaças ou a desordem no atendimento médico-pericial.

Não houve nenhum tipo de movimento “político” ou de “revanchismo” por parte da ANMP, como alguns traidores da categoria andam espalhando por aí. Em verdade, houve a legítima defesa de evitar que a carreira fosse colocada no cabresto por grupos de administrativos. Não iremos deixar que inimigos internos aliados a grupos de interesses contrários enfraqueçam a força da carreira e nos façam perder nossas conquistas em troca de privilégios e de nomeações. Isto será combatido sem trégua, pois não podemos colocar em risco os avanços dos últimos anos.

A ANMP continuará sempre na defesa da categoria. Tudo continua igual. Sigamos em frente.

Diretoria da ANMP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

plugins premium WordPress