anmp
Hoje (22/11), a Diretoria da ANMP foi recebida pelo Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. José Hiran da Silva Gallo, na nova sede da Autarquia, em Brasília/DF.
Durante o encontro, os Diretores da Associação expuseram o atual e grave contexto em que a Carreira de Perito Médico Federal se encontra.
A Diretoria da ANMP trouxe ao conhecimento do Presidente da Autarquia a recente delegação da atribuição de análise do enquadramento de atividade exercida em condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física, que constitui medida manifestamente ilegal e que viola o caráter privativo do ato médico.
Ademais, foi pontuada a necessidade de posicionamento do CFM:
1. sobre a garantia do Perito Médico Federal em manifestar sua livre consciência quanto à não realização de perícia médica com mecanismos de telemedicina;
2. sobre a impossibilidade de ingresso de segurados armados nas Agências da Previdência Social, ainda que possuam o porte por prerrogativa de função; e
3. sobre as medidas judiciais propostas pela ANMP com o objetivo de resguardar a ética no exercício da Medicina no âmbito da Perícia Médica Federal.
Como de costume, o Presidente do CFM foi bastante receptivo e declarou estar atento e comprometido com a defesa da Medicina em todas as suas áreas e, em especial, na Perícia Médica.
Mais uma vez, a ANMP renova seu compromisso com a luta pelas garantias e prerrogativas da Perícia Médica Federal e em resposta aos ataques promovidos contra a categoria e contra a Medicina.
Diretoria da ANMP